sexta-feira, 23 de abril de 2010

A economia açucareira: atividade tão doce, mas tão amarga para os escravos!


A atividade foi desenvolvida pelos alunos do 2º ano (dependência) do colégio Amapaense, no 2º bimestre de 2010, como proposta de aula colaborativa, cooperativa e interativa, proporcionada pela criação de uma webquest. A webquest é uma espécie de desafio que é elaborada pelo professor aos alunos. O criador da webquest define em curtas ou longas, dependendo do tempo que é estimado pelo professor, sendo que as mais curtas(de uma a três aulas) tem como objetivo a integração do conhecimento entre alunos e as mais longas (uma semana a um mês) permitem a extensão e refinamento do conhecimento. A organização das webquests são definidas por seções que permitem delimitar cada etapa do processo, como a introdução, a tarefa, o processo, fonte de informação, avaliação, conclusão e os créditos que tem como objetivos educacionais modernizar o processo educacional, ter acesso à informação e promover uma aprendizagem colaborativa. A webquest em questão, elaborada para os alunos do 2º ano, define-se como curta, pois é realizada em apenas três aulas. O objetivo dessa webquest foi trabalhar O Brasil no período colonial: a atividade açucareira, o trabalho escravo e contextualizá-lo, fazendo uma relação com a situação sócio-econômica atual da região Nordeste brasileira, bem como abordar as discussões sobre o racismo e o preconceito na sociedade brasileira.

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